Yarn Bombing

Oi gente!

Em Nova Iorque. (Foto: http://en.wikipedia.org/wiki/Yarn_bombing)

Para não ficar presa falando só sobre as intervenções relacionadas diretamente à poesia, estava pesquisando e encontrei um projeto que me chamou muito a atenção, pelo fato de eu ter achado muito lindo (e fofo) e por ser muito diferente das intervenções que eu já conheci e que nós já apresentamos no blog.

Trata-se de um negócio chamado yarn bombing. É ai que você se pergunta: oi? Não vou explicar muito detalhadamente, porque tem bem detalhado no vídeo que vai estar abaixo, mas, basicamente, é um tipo de intervenção que coloca crochê e tricô nas árvores e postes. Isso já se espalhou no mundo inteiro, mas teve início nos Estados Unidos.

O fato de ser algo tão colorido me encantou, e encanta também a todos que passam pelas ruas.

Letícia Matos é uma das pessoas que realiza o yarn bombing, ela tem um projeto muuuito legal chamado 13pompons que dá um pouco de vida à São Paulo. Ela já passou também por várias outras cidades, como por Porto Alegre, Paraty, Goiânia, Mendoza e Buenos Aires.

Letícia Matos realizando a intervenção. (Foto: página do facebook do 13pompons)

“A ideia é fazer algo para compor o ambiente que já existe. Em vez de descartar, você transforma as coisas. Se há uma cadeira que você não gosta mais, é só fazer uma interferência que ela se renova”, contou Letícia em entrevista. “Desde
pequena, tinha uns 7 anos, aprendi a usar as agulhas. Minha mãe ensinou. Pra mim, o que faço hoje com o tricô e o crochê não é algo que caiu no meu colo, sabe? Faz parte de mim. Quero colocar arte na rua, mexer com as pessoas e inspirá-las. E lugares cinzas como as ruas de São Paulo são ideais. Ah, e pra cada vez que adorno um deles, dedico a alguém que amo. De alguma maneira, esses alguéns estão pelo mundo representados por pedacinhos de carinho meu”, disse aqui.

A frase que me fez refletir mais sobre o trabalho dela foi essa: “Não adianta reclamar de sua cidade. O importante é contribuir para mudá-la”. Acho que isso está diretamente ligado ao nosso tema e ao nosso projeto.

Aqui está o vídeo que eu mencionei, não consegui colocá-lo direto aqui porque não encontrei no youtube, somente no site da globo. Além de falar sobre a Letícia, ele conta sobre um outro grupo que tem a mesma iniciativa, achei super interessante, vale a pena assistir.

Algumas informações sobre a Letícia: Facebook, Tumblr

Ana

3 comentários sobre “Yarn Bombing

  1. Oi! Confesso que não conhecia esse tipo de intervenção urbana, e agora vou passar a prestar mais atenção nas árvores das ruas. E achei que a Letícia, com a fala dela, mostra que não existe um método pra intervenção, é só fazer uso daquilo que você sabe/ama fazer 🙂 Além disso, queria mostrar pra vocês um movimento que conheci numa exposição do Centro Cultural! Criado por Mundano (grafiteiro), chama ‘Pimp My Carroça’ e se resume em uma iniciativa sócio-cultural em relação aos catadores. O movimento já teve várias edições (eventos). Neles, carroças são reformadas, seja com equipamentos de segurança, seja com grafittis e há atendimentos de saúde e bem estar para os catadores. O objetivo é não só ajudar e trazer mais visibilidade/interação por parte das pessoas com os catadores. Afinal, eles são os responsáveis por um destino positivo de incontáveis materiais recicláveis, que são, muitas vezes, desperdiçados pelas pessoas. Penso que, pelo menos a parte das reformas das carroças, seria uma intervenção urbana, certo? (não tenho total certeza) É isso, beijos!
    http://www.pimpmycarroca.com/
    – Lígia

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Lígia! Ainda não conhecia o movimento, mas acabei de dar uma olhada no site e achei muito incrível!! Na minha opinião, se configuraria como intervenção urbana sim, já que a reforma dessas carroças é uma intervenção visual realizada em espaços públicos, o que é justamente a definição do termo intervenção urbana. Obrigada por ter compartilhado esse projeto conosco. Beijos!
      -Analu

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

