A transformação da cidade!

Oii!

Esse é o meu segundo post obrigatório (o primeiro está aqui), e temos que responder essa pergunta: a sua relação com São Paulo mudou após os três dias de estudo do meio e do MNM como um todo?

Minha relação com a cidade de São Paulo muito bastante desde o inicio do Móbile na Metrópole. Depois de conhecer realidades totalmente diferentes da minha durante os três dias de estudo do meio, de ver coisas completamente novas para mim, acho que comecei a reparar nos detalhes de nossa cidade.

Nosso projeto, como vocês já sabem, é sobre intervenções urbanas relacionadas a poesia, então meu maior contato nesse projeto foi com as pequenas marcas que cada artista deixa na cidade de São Paulo e que com certeza alegra o dia de muitos paulistanos. Eu lembro, por exemplo, de antes passar por uma pixação (aliás, eu nem sei se posso mesmo definir como pixação, já que o que eu chamo de pixação, outras pessoas podem considerar um lindo grafite) e pensar que era um absurdo alguém querer degradar a própria cidade. Hoje em dia, no entanto, eu vejo essas “pixações” como forma de as pessoas se expressarem em uma cidade como São Paulo que fomenta cada vez mais o anonimato das pessoas. Agora, quando eu passo por intervenções eu tento entender o que o artista estava pensando quando fez tal arte, se ele quis dizer algo, ou não.

Além disso, o projeto me fez perceber de forma mais real o quão privilegiados nós somos. Jovens protegidos, com acesso a uma educação de qualidade, acesso a saúde… enfim, me fez enxergar a vida com outros olhos. Me fez conhecer, também a tão famosa diversidade de São Paulo, as diferentes pessoas que andam pelas ruas de um lado pro outro indo para mil lugares diferentes, com mil pensamentos, ideias e culturas! E que coisa linda toda essa gente diferente junta aqui!

O trabalho que durou o ano inteiro me fez ver que São Paulo não é tão cinza como muitos dizem, e que na verdade nossa cidade só precisa ser olhada com cuidado, a cada esquina tem um muro desenhado, um poema escrito que muitos de nós não percebemos pelo descuido de simplesmente olhar. Eu comecei a realmente enxergar nossa cidade depois desse trabalho.

Sofia

Deixe um comentário

